Plataforma de Armazenamento de Materiais Recicláveis | RESIESTRELA

A Plataforma de armazenamento de materiais recicláveis, são zonas específicas de deposição de materiais recolhidos nos Ecocentros, Ecopontos e Recolha Porta-a-Porta, nomeadamente:

 

 - Plataforma de Vidro 

O vidro resultante da recolha seletiva é depositado numa plataforma própria de betão impermeabilizado, situada junto ao caminho de acesso ao Aterro Sanitário, com cais de descarga desnivelado para armazenamento do material. O vidro é o único material que segue directamente do CTRSU para as indústrias recicladoras, pois não necessita de triagem.

 

- Plataforma de Armazenamento de REEE’s

Os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos provenientes dos Ecocentros situados nos Municípios que integram o Sistema, são armazenados em plataforma própria, situada em parque coberto com piso impermeabilizado em betão, adjacente ao edifício da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico. 

 

Posteriormente, os REEE’s são separados por 5 tipologia/fluxos, de acordo com o definido pela entidade gestora deste fluxo de resíduos e, posteriormente encaminhados para a Unidade de Tratamento e Valorização.

 

- Plataforma de Armazenamento de Papel/cartão

Esta plataforma situa-se também em parque coberto com piso impermeabilizado em betão, adjacente ao edifício da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico.

 

Após pesagem na báscula, as viaturas de recolha selectiva dirigem-se para esta Plataforma e aí procedem à descarga do material dos resíduos de papel/cartão provenientes dos Ecopontos, Ecocentros e recolha porta-a-porta e, através de um empilhador multifunções, é alimentada a prensa para produção de fardos. Estes, são aqui armazenados e posteriormente encaminhados para as indústrias recicladoras.