RECOLHA SELETIVA (2) (1) | RESIESTRELA


Recolha Seletiva
Serviço Integrado de Soluções

A Resiestrela é responsável pela recolha seletiva de embalagens nos municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. Este serviço, essencial ao funcionamento das centrais de triagem, é um serviço de proximidade com as populações e assume vários formatos, dada a necessidade de adaptação a cada área geográfica e a cada grupo-alvo: recolha por ecopontos, porta-a-porta ou através de entregas voluntárias.

 Para o efeito, a Resiestrela dispõe de cerca de contentores para recolha seletiva, bem como uma frota de  viaturas de recolha. Este serviço é assegurado com o recurso a sistemas de informação geográfica e às mais recentes metodologias, com o objetivo de otimizar rotas e percursos, monitorizar graus de enchimento dos contentores e garantir níveis de eficiência elevados.

Soluções integradas

A RESIESTRELA se atenta ao ciclo total da gestão de resíduos - desde que o produto passa a resíduo e todos os processos que o transformam em algo com potencial para entrar de novo na cadeia de valor. Para melhor operação, oferecemos os seguintes serviços:

Ecocentros

O Ecocentro é um parque amplo, destinado à receção e armazenamento de resíduos de forma separada, para posterior tratamento e reciclagem.

Para além de receber os mesmos materiais que os Ecopontos, destina-se principalmente a receber resíduos em maior quantidade e dimensões e/ou com características que não permitem a sua deposição nos Ecopontos.

 

Onde se localizam os Ecocentros?

Nos Municípios de Almeida, Belmonte, Covilhã, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. 

 

Quem pode utilizar os Ecocentros?

Todos os munícipes dos 14 concelhos que fazem parte da Resiestrela, também designados por utentes particulares podem utilizar no Ecocentro gratuitamente. Os municípios e empresas podem depositar gratuitamente o papel e cartão, o plástico e o vidro. Em todos os Ecocentros existe um funcionário para auxiliar qualquer pessoa que pretenda depositar seletivamente os seus resíduos.

Ecopontos

A recolha dos materiais depositados nos ecopontos é realizada segundo circuitos independentes para cada tipo de material, utilizando-se para o efeito viaturas específicas, dotadas de dispositivos de elevação dos contentores.

 

A rede de pontos de recolha é constituída por cerca de 1068 pontos, sendo usadas 5 viaturas de recolha. Os circuitos atualmente estabelecidos são 17, organizados de forma sustentável, exigindo um contínuo e constante trabalho de otimização. 

 

O que são os Ecopontos?

Os ecopontos são um conjunto de três contentores de cores diferentes, destinados a receber separadamente materiais que podem ser reciclados e valorizados. A RESIESTRELA distribuiu estrategicamente pela sua área de intervenção ecopontos, a fim de garantir a cobertura de toda a população.

 

A correta utilização dos ecopontos é um ponto de partida fundamental. Estes materiais são recolhidos pela RESIESTRELA e encaminhados para a Central de Triagem, onde serão separados mediante as suas características para seguidamente serem enviados as indústrias recicladoras.

 

O que colocar nos Ecopontos?

Ecoponto Verde: Vidro – Garrafas, frascos, garrafões;

Ecoponto Azul: Papel E Cartão – Embalagens e rolos de cartão, papel, jornais, folhetos e revistas;

Ecoponto Amarelo: Plástico (Embalagens) – Garrafas, garrafões, bidões, baldes, embalagens, sacos.

Plataforma de Armazenamento de Materiais Recicláveis

A Plataforma de armazenamento de materiais recicláveis, são zonas específicas de deposição de materiais recolhidos nos Ecocentros, Ecopontos e Recolha Porta-a-Porta, nomeadamente:

 

 - Plataforma de Vidro 

O vidro resultante da recolha seletiva é depositado numa plataforma própria de betão impermeabilizado, situada junto ao caminho de acesso ao Aterro Sanitário, com cais de descarga desnivelado para armazenamento do material. O vidro é o único material que segue directamente do CTRSU para as indústrias recicladoras, pois não necessita de triagem.

 

- Plataforma de Armazenamento de REEE’s

Os Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos provenientes dos Ecocentros situados nos Municípios que integram o Sistema, são armazenados em plataforma própria, situada em parque coberto com piso impermeabilizado em betão, adjacente ao edifício da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico. 

 

Posteriormente, os REEE’s são separados por 5 tipologia/fluxos, de acordo com o definido pela entidade gestora deste fluxo de resíduos e, posteriormente encaminhados para a Unidade de Tratamento e Valorização.

 

- Plataforma de Armazenamento de Papel/cartão

Esta plataforma situa-se também em parque coberto com piso impermeabilizado em betão, adjacente ao edifício da Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico.

 

Após pesagem na báscula, as viaturas de recolha selectiva dirigem-se para esta Plataforma e aí procedem à descarga do material dos resíduos de papel/cartão provenientes dos Ecopontos, Ecocentros e recolha porta-a-porta e, através de um empilhador multifunções, é alimentada a prensa para produção de fardos. Estes, são aqui armazenados e posteriormente encaminhados para as indústrias recicladoras. 

Serviço de Recolha Porta-a-Porta

recolha porta a porta é um serviço de proximidade que a Resiestrela disponibiliza para gratuitamente recolher mais resíduos de embalagem de papel/cartão, plástico/metal e vidro.

 

Neste serviço de recolha, operam diariamente 5 viaturas devidamente identificadas e com várias capacidades de carga, sendo: 1 destinada apenas à recolha de vidro e as restantes 4 para a recolha de cartão e plástico.